PRECONCEITO RACIAL UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL


A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negro ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.
(Texto de Aisele Moreira)

Adorei este texto, pois fala da realidade e do preconceito que ainda ronda a nossa sociedade.
Vamos discutir, debater este assunto, pois o preconceito no Brasil ainda é muito presente.

4 comentários:

  1. -Uaal que blog inspirador.
    Gostei desse,fazia tempo que eu não refletia sobre o preconceito...e da forma que ele ainda insiste em se apresentar na sociedade atual.
    A Humanidade esta em decadência,classificar e excluir pessoas por cor de pele,classe social e outras é coisa de gente ignorante e que não tem a menor visão de crescimento,igualdade e humanidade.Hehehehehehe
    Mas é isso...estamos aí pra fazer a diferença.
    Quando vc ficar famosa...eu divulgo teu blog.
    Beijãoo Burguesinha Escritora!

    ResponderExcluir
  2. é isso aí dona Dani....
    deviamos ponderar mais sobre...
    pois vivemos rodiados de pessoas hipócritas e mesquinhas, que ainda acha que pela cor da pele, pela maneira de se vestir, classificam as pessoas. Infelizmente ainda vivemos numa sociedade que boa parte ainda pensa desta forma.

    ResponderExcluir
  3. trabalho importante, ou melhor:missao ne?
    parabens!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei tudo que vc escreveu , eu tive que fazer um trabalho sobre os negros e achei tudo no seu site !
    Parabéns , sucessos !
    A gente não pode ser racista mesmo , eu tenho um prima racista , e acho isso uma coisa muito ruim meu.
    É horrível o racismo !

    ResponderExcluir